Postado 29 de setembro de 2024 em
O Natal é um período de muita reflexão, senso de solidariedade e amor ao próximo. Por isso, uma ação de Natal é uma iniciativa que sua empresa pode implementar para fortalecer o espírito natalino entre os colaboradores e, ainda, promover ações solidárias para ajudar instituições e famílias carentes.
Essas ações de Natal, são um ato nobre que reforça a imagem da empresa como solidária a diversas causas e, claro, compartilhar a magia do Natal com outras pessoas. Confira nosso post e veja algumas sugestões para implementar em sua empresa para o Natal 2024!
Uma ótima ideia de ação de Natal é uma campanha de doação, incentivando a arrecadação de diversos itens, como brinquedos e alimentos, para serem entregues a comunidades carentes ou instituições de caridade locais.
A dica é fazer campanhas tanto para o público interno como externo da empresa, fortalecendo o senso de comunidade local. Vale colocar à disposição caixas nas dependências da organização para as pessoas depositarem as suas doações ou em pontos de coleta espalhados na cidade. Veja alguns exemplos de itens que podem ser arrecadados para doação:
Sua empresa pode participar e também incentivar funcionários a participarem como voluntários em instituições locais, ajudando em eventos como distribuição de alimentos para comunidades carentes, apadrinhar uma criança, adotar uma cartinha de Natal, participar da montagem de ceias comunitárias, entre outros trabalhos voluntários.
A ação de Natal é um projeto que aproxima sua companhia da sociedade e também de várias instituições sem fins lucrativos, demonstrando não só o apreço pela data, como também dá destaque para sua marca, reforçando os princípios de ESG.
Outra ação de Natal que sua empresa pode adotar é disponibilizar uma árvore com etiquetas para que seus colaboradores escolham um presente para comprar e entregar na empresa, para que a mesma distribua para comunidades carentes. Para isso, uma boa ideia é criar um “correio” para receber cartinhas com pedidos de crianças.
Uma campanha interna de solidariedade é uma estratégia para motivar os colaboradores a engajarem em alguma ação coletiva, que possa beneficiar instituições carentes. Alguns exemplos de ações solidárias são a doação de alimentos e brinquedos, visitas a hospitais e creches.
Quanto mais os colaboradores estiverem envolvidos no mesmo propósito, mais sucesso pode-se obter com campanhas solidárias. Nesse ponto, os canais internos de comunicação da empresa são essenciais para envolver a participação de todos.
Veja também: Como usar kits festivos da Seara em campanhas de endomarketing
A empresa pode promover um concurso entre os colaboradores para fazerem decorações de Natal nas suas estações de trabalho e, aqueles que forem responsáveis pelos melhores enfeites ganham algum incentivo ou prêmio. Caso estejam em home office, a ideia é pedir que os funcionários vistam-se de forma criativa ou façam algum adorno, e se apresentem em uma sala virtual.
Os prêmios podem incluir vale-presente, um dia de folga, vouchers para cinema, cursos na área de atuação, descontos em lojas, cestas de Natal, ou passeios em família.
Outra estratégia que sua empresa pode adotar em ações de Natal é se envolver em uma parceria com ONGs. Para isso, basta pesquisar por organizações em sua cidade que fazem eventos natalinos e entender como seu negócio pode ajudar ou patrocinar.
Algumas organizações também oferecem o trabalho de apadrinhamento de crianças. Essa é uma opção para a sua marca fortalecer o vínculo com a sociedade e promover reconhecimento no mercado.
Dezembro é um mês de clima solidário e festivo, e uma confraternização envolvendo os funcionários e suas famílias pode ser uma excelente forma de interação.
Uma festa de Natal promovida pela empresa melhora a comunicação entre colaboradores, criando um ambiente mais agradável e possibilitando a formação de amizades que podem se estender além do ambiente de trabalho.
Tem dúvidas na hora de organizar? Temos um post para te ajudar! Confira “Como planejar uma festa ou evento com sucesso: 7 dicas!”
Além do incentivo de ações natalinas com a comunidade local, também é importante pensar em estratégias para presentar seus colaborares nesta data tão importante.
Para proporcionar uma experiência única e simplificar a gestão do seu time de endomarketing, o Kit Festa Seara é a opção ideal! Nossos kits natalinos congelados são embalados em uma bolsa térmica exclusiva que mantém a temperatura dos alimentos por até 16h, mantendo todas as proteínas, petiscos e sobremesas de Natal em perfeito estado.
As opções são diversas e variam conforme a linha (clássica, tradicional e premium), mas contêm, geralmente, a clássica Ave Fiesta — que não pode ficar de fora da mesa de Natal — e outros produtos deliciosos da Seara, Seara Gourmet e Swift.
Gostou do conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog, como 6 dicas para entregar a cesta de natal para funcionários e, depois, corra para o site do Kit Festa Seara para garantir seu kit natalino antes que encerrem as vendas ou acabem os estoques.