Brunch de Natal: aprenda o que é e como montar

Mesa com diversas comidas tipicas de natal

O brunch de Natal é uma tendência norte-americana que vem crescendo cada dia mais aqui no Brasil. Ele é uma mistura do café da manhã com o almoço, essa refeição acabou se tornando uma ótima alternativa para receber amigos durante confraternizações, aniversários e até mesmo na manhã de Natal.

Essa mistura satisfaz seus convidados com pratos bem executados, além de se destacar pelo seu diferencial, fazendo com que sua manhã natalina seja inesquecível. Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre o brunch de Natal e como montar o seu de forma prática e eficaz, continue sua leitura e confira só!

O que é o brunch de Natal?

O brunch de Natal é uma variação do famoso brunch, termo que mistura a palavra “breakfast” (café da manhã) com “lunch” (almoço). Uma refeição mais reforçada que teve sua origem na Inglaterra, com o objetivo de ser mais leve do que o almoço, mas, ao mesmo tempo mais incrementada que o café da manhã.

Essa tendência acabou se espalhando pelo mundo, principalmente na América do Norte, onde as pessoas adotaram como alternativa para vários momentos, como dias corridos, que precisam de refeições mais rápidas e com sustância. Além de ser uma excelente forma de planejar eventos de sucesso e outras celebrações de forma prática.

Atualmente, o termo acabou se popularizando no Brasil, invadindo restaurantes, padarias e cafés de grandes cidades. O que não foi diferente com o brunch de Natal, tornando-se o favorito para festas nessa data, já que permite pratos mais elaborados, com um toque natalino especial.

Como montar o seu brunch de Natal

O segredo para montar o brunch de Natal é a praticidade acima de qualquer coisa, sem se esquecer do mais importante: a fartura! Já que isso garante uma celebração digna do dia de Natal, fazendo do seu evento algo inesquecível. Por isso, separamos alguns passos essenciais para proporcionar o melhor que esse momento pede, confira só:

1. Organize seu brunch de Natal

Para que seu evento se destaque, a organização é um ponto fundamental antes de começar a pensar em qualquer outro ponto, por isso você precisa levantar algumas informações que fazem total diferença antes de montar o seu brunch, como:

  • Convidados: a quantidade de pessoas influencia diretamente na organização, por isso certifique-se com antecedência sobre o número de convidados do brunch de Natal. Dessa forma, você entende melhor a porção de comida que será preparada e se o local tem capacidade para receber essas pessoas.
  • Orçamento: o orçamento é fundamental para planejar o cardápio e a decoração. Por isso, não se esqueça de pesquisar os pratos que você gostaria de ter no seu brunch, além da ambientação que será feita no local, assim seu dinheiro é separado e destinado para os locais certos, sempre deixando uma quantidade extra para emergências.
  • Local: o brunch de Natal pode ser feito na casa do anfitrião, mas você pode optar por algum local específico, como o salão de festas ou até mesmo um quintal a céu aberto. Só não se esqueça de verificar se o ambiente comporta o número de convidados que estarão presentes.
  • Horário: geralmente o brunch é feito em torno das 10h ou 11h da manhã, sendo um horário entre o café e o almoço. Porém, você pode adaptar conforme sua necessidade, lembrando que o evento funciona melhor pela parte da manhã, para não ser confundido com um almoço de Natal.

Ficou com dúvidas sobre o orçamento para os pratos da sua festa? Se sim, você vai gostar de conferir nosso guia completo de como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa.

2. Elabore um cardápio

O brunch natalino tem como principal diferença seus pratos, já que acontece no dia do Natal, sendo ideal para aproveitar esse momento mágico e investir em refeições mais elaboradas, fazendo com que seu evento se diferencie ainda mais. Por isso, separamos algumas opções que você pode investir:

  • Entradas: você pode investir em frutas, diferentes tipos de pães, iogurtes, frios, queijos, pão de queijo, bolos, panetones e outros snacks;
  • Pratos principais: podem ser variados, mas indicamos panquecas, waffles, omeletes, tortas salgadas, empadas, fatias de peru decorado, bacon e pernil.
  • Sobremesas: as sobremesas também não podem ficar de fora, a dica é optar por salada de frutas, mousses, tortas doces, pavê, pudins e até alguns bolos natalinos, deixando tudo no tema.
  • Bebidas: você pode decidir entre bebidas não alcoólicas, como chocolate quente, sucos e gemadas, ou então drinks mais elaborados, como vinhos, sidras e tônicas.

3. Invista na decoração

Além da comida, a decoração é outro ponto fundamental na hora de montar o seu brunch de Natal, por isso priorize elementos temáticos que façam parte da data. Para facilitar, você pode aproveitar alguns itens da própria decoração de casa, como árvore de Natal, fitas, laços, guirlandas, velas, meias e outros utensílios natalinos. A louça também é um diferencial neste momento, então aposte em pratos claros, com toalhas de mesa sofisticadas. Pense também na circulação das pessoas na hora de distribuir os lugares, facilitando a socialização dos convidados.

Lembre-se, a decoração é a peça chave nesse tipo de evento. Se você ainda tiver alguma dúvida, aproveite para conferir o segredo de como montar mesa posta em datas comemorativas!

4. Monte lembrancinhas

Um evento bem executado pede algumas lembrancinhas no final, então não deixe de pensar com carinho em alternativas que farão com que seu convidado nunca se esqueça daquele momento. Aproveitando o Natal, você pode disponibilizar bengalas de açúcar, mini panetones, biscoitos natalinos, velas aromáticas e até mesmo itens decorativos, como globos de neve e porta retratos temáticos.

O que não servir no brunch de Natal

Além de todos esses pontos já citados acima, o brunch de Natal pede uma atenção especial no cardápio, por isso fique atento com o que você não deve servir, evitando comidas que fujam do tema ou que acabem sendo pesadas para o horário do evento. Alimentos como:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Carnes vermelhas;
  • Frituras;
  • Macarronadas;
  • Molho de tomate.

Como vimos, o brunch de Natal é uma excelente opção para reunir os amigos e a família neste dia tão especial. Além de iniciar as celebrações natalinas em grande estilo, proporcionando o melhor que essa data pede.

Agora que você entendeu melhor sobre essa refeição, que tal otimizar o seu tempo na cozinha para dar conta de preparar a ceia e o brunch? O Kit Festa Seara Noite Feliz já vem com excelentes pratos para deixar a sua celebração ainda mais deliciosa e prática, confira já as opções!