História do Papai Noel: entenda as origens e mais!

Braços e troco do papai noel enquanto ele segura um presente na caixa branca e azul com faixa branca

Embora o Natal seja uma data universal, poucos conhecem de fato a história do Papai Noel. O nosso velhinho barbudo, um dos símbolos do Natal, não é uma invenção arbitrária; ele foi construído com base sólida em diversas figuras históricas, lendas e muita tradição cultural. 

O personagem do Papai Noel tem várias origens que remontam há séculos, e essa diversidade de elementos que constituem esse personagem importante de nossa cultura popular só torna ainda mais interessante a sua história. Conhecer a história do Papai Noel é realizar uma grande aventura pela cultura de diferentes eras e povos!

Quem foi São Nicolau? O santo que inspirou o Papai Noel

Embora a história do Papai Noel tenha várias origens, uma das mais importantes, que criou o imaginário de sua aparência, veio de um bispo e santo católico de nome Nicolau. São Nicolau nasceu na Turquia, na cidade de Patara, no século IV, filho de pais abastados que eram bastante piedosos e que passaram boa parte de sua religião ao filho. 

São Nicolau era, desde muito moço, um rapaz humilde, sereno, bondoso e muito caridoso. Reza a lenda que, quando era jovem, São Nicolau ouviu um vizinho reclamar da falta de dinheiro. De modo anônimo, o santo teria juntado algumas moedas de sua família e as jogado pelo muro, sem que o vizinho soubesse quem era. 

Alguns elementos do Papai Noel estão diretamente ligados à figura do santo, como a túnica vermelha, barba e cabelos grandes brancos e, claro, a sua generosidade com os pobres. Em sua vida como bispo, São Nicolau tinha o hábito de presentear crianças carentes no dia do seu aniversário, 6 de dezembro, o que certamente ajudou a propagar a lenda do Papai Noel. 

A evolução do Papai Noel ao longo dos séculos

Com alguns detalhes sobre a vida de São Nicolau, ficam claras algumas inspirações fortíssimas que a “lenda” do Papai Noel teve para começar a se propagar — e que, com o tempo, se tornou o protagonista dos mais clássicos filmes de Natal. De certo modo, a história do Papai Noel se inicia com a história do próprio santo, um dado relevante para entendermos a sua evolução. 

Após falecer, São Nicolau ainda apareceu em visões de diversos outros cristãos piedosos e fiéis. Esses boatos, unidos à perda da referência cristã da Turquia, que hoje é um país majoritariamente muçulmano, por exemplo, provavelmente auxiliaram na propagação da figura misteriosa do “Papai Noel”. 

A dissociação do personagem da sua contraparte religiosa, sem dúvidas, auxiliou a propagar o mito do Papai Noel; afinal, dessa forma, diferentes culturas, algumas que eram até hostis ao cristianismo, puderam adotar o mesmo personagem. Deste modo, a história do Papai Noel já começa a ser elaborada de maneira ainda mais concreta. 

A transformação do Papai Noel na Europa

Talvez a história do Papai Noel como hoje conhecemos — famosa pelos presentes embaixo da árvore de Natal, enfeites em toda a cidade e muito mais — tenha sido de fato pautada quando a lenda de São Nicolau chegou até a Europa. Lá, as túnicas vermelhas, gorros e outros elementos importantes passaram a existir. A túnica, por exemplo, ainda é debatida se era uma roupa comum de São Nicolau ou um hábito vestido por sacerdotes celtas. 

De todo modo, houve transformações importantes conforme a lenda de São Nicolau saiu da Turquia e da região da Ásia Menor e foi levada até a Europa. Muito provavelmente, essas diferenças já ocorreram na própria Turquia, conforme os anos e até mesmo décadas foram passando e a figura do santo foi adaptada para um personagem. 

Um dos pontos notáveis da história do Papai Noel foi sua assimilação pelos povos do Reino Unido na forma de Sinterklaas. Este nome, que não à toa é muito semelhante ao Santa Claus americano, foi uma das primeiras figuras consolidadas no Papai Noel de fato. Outro ponto relevante foi a notável adaptação para o povo da Lapônia, que vive no extremo norte, e que aos poucos se tornou a “Casa do Papai Noel”, algo muito presente na cultura do país. 

A chegada do Papai Noel à América

Um dos pontos mais marcantes a respeito da história do Papai Noel foi a sua adaptação para a cultura americana, onde os Estados Unidos utilizaram o personagem para realizar campanhas de marketing mais abrangentes, assertivas e muito bem-sucedidas. Nos Estados Unidos, o Papai Noel se tornou Santa Claus, nome importado da Europa. 

Como vimos, nos Países Baixos, o nome do Papai Noel é Sinterklaas, o que foi tomado como base para os Estados Unidos passarem a utilizar o seu termo que se refere ao personagem. Nos Estados Unidos, pouco se acrescentou de fato à história do Papai Noel, porém muito foi implementado em sua personalidade e cultura no geral. 

A começar uma forte presença mercadológica, que sempre existiu, mas foi com os esforços de empresas americanas que hoje o Papai Noel é uma figura mais comercial, presente nas decorações que já viraram tradição do Natal. Há ainda o efeito da globalização, que com certeza auxiliou para que este lado mais comercial do Natal fosse exportado para o mundo todo. 

A criação da imagem atual do Papai Noel

Imaginamos hoje o Papai Noel, visualmente, de modo bastante consolidado, e esta criação é creditada ao ilustrador Thomas Nast, que realizou algumas artes famosíssimas em 1860 a respeito do personagem. Mas note: os elementos visuais usados por Nast já faziam parte do imaginário popular sobre o Papai Noel

Sua túnica vermelha pode ter sido tanto algo retirado do imaginário popular dos bispos da época, quanto das vestimentas utilizadas por sacerdotes celtas e pagãos que atuavam na Europa. Inclusive, este compartilhamento de signos e aspectos é bastante comum nas histórias das religiões. 

Elementos secundários como renas, trenós e duendes foram praticamente todos herdados da própria cultura europeia, pois são típicos desses povos. É um tesouro cultural compartilhado todos esses elementos que formam a figura do Papai Noel para nós. 

Fatos curiosos sobre a história do Papai Noel

Existem certos fatos curiosos interessantíssimos sobre a história do Papai Noel, como a sua utilização de renas voadoras e até mesmo a sua casa, que é ponto turístico. Tudo isso é interessante de se conhecer e pode enriquecer a sua experiência e até mesmo o sentido do Natal. Veja alguns fatos abaixo: 

  • Casa do Papai Noel: a Lapônia é apontada como a casa do Papai Noel, conforme as lendas europeias. De fato, o país hoje é um ponto turístico visitado por inúmeros viajantes na época de Natal para acompanhar as festividades e decorações; 
  • Renas voadoras: as renas voadoras têm sua origem atribuída ao poema Uma Visita de São Nicolau, escrito em 1823; 
  • Duas tradições: anteriormente, havia duas tradições, a entrega de presentes de São Nicolau e o Natal propriamente dito, nascimento de Jesus Cristo fixado como 25 de dezembro pela Igreja. A união entre as duas datas veio posteriormente;
  • Papai Noel a cavalo: antes de usar renas voadoras, Papai Noel andava a cavalo enquanto distribuía seus presentes. 

Esses fatos auxiliam a contar a história do Papai Noel e sua importância para a nossa cultura mundial. Hoje, o Papai Noel está presente em praticamente todos os países e é interessante notar como uma tradição pode conquistar o mundo todo. 

É Natal! Conte com o Kit Festa Seara!

E para aproveitar melhor seu Natal, conte com o Kit Festa Seara! O Kit Festa é uma tentativa de trazer praticidade, com muito sabor, para que você possa ter um Natal feliz e farto com sua família. São inúmeros produtos e carnes típicas da data para você preparar em sua ceia com facilidade. 

O Kit Festa Seara entrega carnes nobres e de qualidade para seu Natal e ceia. Nossos pacotes oferecem peru, aves, chesters, lombos suínos, tenders e muito mais! Todos os Kits Festas também acompanham uma bolsa térmica exclusiva da Seara, tudo para que seu Natal seja completo e muito mais prático. 

A história do Papai Noel e de todo o Natal serve para tornar a sua celebração ainda mais rica, alegre e feliz. Ela também pode ser mais farta e deliciosa com o Kit Festa da Seara; aproveite nossos produtos para ter uma ceia completíssima!