Ajuda

Meus favoritos

Meu carrinho

O que é tender? Saiba tudo sobre esse tipo de carne!

Tender de natal

Quando você pensa nas festas de final do ano, quais comidas típicas se recorda? Temos certeza de que o peru, o pernil, o tender e o famoso pavê estão na sua lista. Esses pratos são combos clássicos para o final de ano, afinal, o Natal e o Réveillon não são iguais sem eles.

Hoje, vamos falar especificamente do tender, que nada mais é do que uma carne suculenta vinda do porco. Essa peça tem aparência similar ao presunto, mas o sabor é diferente. Sabemos que toda essa descrição já deu água na boca, só que vamos além: te convidamos a conhecer tudo sobre essa carne típica do final do ano, os diferenciais e como saboreá-la. Vamos lá!

O que é o tender tão típico da ceia de Natal?

O tender é um pedaço da carne do porco bem popular nas festas de final de ano, trata-se daquela peça arredondada que traz uma coloração clarinha internamente e uma superfície avermelhada que dá vontade de saborear somente de olhar as imagens de receitas para o final de ano.

Assim como a aparência convidativa, o sabor dessa carne é envolvente. Traz a maciez e a suculência ideais para apreciar sozinho e com outros acompanhamentos bem populares, como abacaxi, purê de batata, arroz, farofa, molho de frutas amarelas e salpicão.

De qual tipo de carne é feito o tender?

Essa carne faz parte do kit tradicional das festas de final de ano, mas sabemos que a fartura típica desse evento faz com que nem saibamos de qual carne vem o tender, e a resposta para essa pergunta é simples: do porco. A peça é retirada da parte traseira do animal, sendo um pedaço saboroso do pernil.

O pedaço suíno é maturado com temperos e sal, após isso, é defumado. Todo esse processo cria aquela crosta maravilhosa que observamos ao assá-lo, ainda fica um sabor suave inconfundível. Essa característica consolidou o tender como uma tradição nas festas de final do ano do mundo todo.

Aliás, a receita clássica do tender suíno tem origem nos Estados Unidos, sendo importado para o nosso país e, claro, apreciado por todos os brasileiros na época mais alegre do ano. Sem contar todo o simbolismo, já que transparece a imagem de fartura na mesa natalina.

Por que o tender se tornou uma carne clássica das ceias de Natal?

O brasileiro ama apreciar boas carnes, não à toa, adora pensar em jeitos inovadores de fazer um bom churrasco nas festas de final de ano. Essa paixão por degustar proteínas saborosas nos levou a desejar o tender em todos os eventos natalinos. Além disso, existem outras motivações principais:

  • Facilidade no preparo;
  • Versatilidade para combinar com outros ingredientes;
  • Combinação com outros pratos típicos natalinos;
  • Praticidade para encontrar no mercado.

Esses motivos levaram ao apreço por essa parte do pernil na ceia, mas essa história começou muito antes do que você imagina. Já que a receita original (chamada de glazed ham) nasceu na metade do século XX.

Com o passar dos anos, a preparação foi aperfeiçoada chegando na atual tender made. A tradução significa “feito com carinho”, pois é, essa história só demonstra como o tender suíno sempre esteve destinado a ser um sucesso nos produtos de festas natalinas das famílias brasileiras.

Quais são as diferenças entre o tender e o presunto?

O sabor, a textura, o formato, o preparo e as formas de usá-los na culinária, são muitas as diferenças entre o presunto e o tender. Para explicar, vamos começar pelo presunto. Esse alimento pode ser feito da parte traseira ou dianteira do porco, existindo vários processos de preparo, por exemplo, cozido e defumado.

Essas formas de processá-lo resultam em formatos e sabores distintos, como o presunto cru, cozido e seco. Por consequência, as aplicações na cozinha são variadas, desde o tradicional misto quente a uma salada fria acompanhada com frutas amarelas.

Já o tender é um corte específico do perfil suíno, isto é, a parte traseira do porco. O preparo é feito por meio de uma maturação com sal e temperos específicos. Essas etapas criam um sabor suave que harmoniza bem com comidas e bebidas alcoólicas, como vinhos tintos ou brancos encorpados.

No fim do ano, garanta um tender de qualidade com o Kit Festa Seara!

Você já sabe que tender é gostoso, só que o tender da Seara é muito melhor. Nossas carnes são selecionadas e preparadas por meio de um processo cuidadoso que respeita o tempo de maturação, tudo isso para o nosso produto transportar o verdadeiro sabor do pernil suíno até a sua casa.

E a Seara encontrou uma forma de fazer com que a sua escolha fosse mais prática com o Kit Festa, uma série de produtos selecionados para deixar a celebração de final de ano mais saborosa. Além da deliciosa surpresa, o kit acompanha bolsas térmicas com design exclusivo e inédito — dá para colecionar.

Seja para presentear ou para consumo na sua residência, essa é a melhor escolha. Ficou curioso para descobrir mais detalhes? Leia nosso texto completo sobre o que é o Kit Festa Seara!