Employee experience: o que é e 7 formas de implementar

Duas mulheres uma ao lado da outra olhando a tela de um notbook que uma esta levando nos braços

O employee experience, traduzido e entendido como experiência do colaborador, se trata da avaliação da experiência que os profissionais atuantes em uma empresa possuem. Por isso, as formas mais comuns de se realizar a aplicação desse conceito se dão através do estímulo a uma comunicação mais tranquila e constante, juntamente com práticas que facilitem o desenvolvimento dos profissionais.

Apesar de todo o potencial que o employee experience mostra para revelar pontos de melhorias para as empresas, nem todas sabem como implementar essa ideia. Dessa forma, as que sequer consideram a importância do conceito perdem a chance de melhorar o desenvolvimento dos profissionais e de até mesmo reduzir o turnover e obter melhores resultados com o aprimoramento da produtividade que a estratégia pode proporcionar. Continue lendo e entenda mais!

O que é employee experience?

Por definição, employee experience é uma expressão utilizada para reunir tudo que algum profissional sente a respeito da experiência de atuar na sua empresa. Assim, os sentimentos que os profissionais demonstram em relação ao seu negócio, juntamente com o que eles pensam e observam, são excelentes exemplos de pontos que interessam para a avaliação da experiência do colaborador.

De modo geral, a experiência do colaborador foca em compreender as necessidades dos profissionais para proporcionar jornadas mais instigantes. Por isso, o uso de estratégias para reconhecer o papel que eles desempenham nas companhias é bastante comum, como a oferta de recompensas.

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Por que o employee experience é importante?

O employee experience é importante para aprimorar o grau de produtividade e melhorar a convivência entre os colaboradores no ambiente de trabalho.

Todos esses pontos permitem que os profissionais tenham uma jornada bem mais proveitosa, tanto em termos de desempenho como também nas conexões feitas no ambiente.

Como exemplo, suponha uma empresa que apresente muitas reclamações de colaboradores relacionadas a determinado departamento. Ao avaliar o employee experience, pode-se detectar essas questões com antecedência e solucioná-las para que os profissionais se sintam à vontade para trabalhar adequadamente no local.

7 formas de implementar o employee experience na sua empresa

Promover um ambiente de trabalho saudável e reconhecer os esforços realizados com presentes para os colaboradores são ótimos exemplos de estratégias para implementar o employee experience em uma empresa. Com ambas as práticas e as demais descritas logo abaixo, você pode auxiliar os seus funcionários a desenvolverem uma ótima visão a respeito de sua companhia, fator esse crucial para eles ficarem mais engajados com a empresa!

1. Ofereça um processo de onboarding acolhedor e estruturado

Investir em um excelente processo de onboarding é essencial para que o funcionário consiga se adaptar às características que a rotina da empresa apresenta para ele. Por isso, é preciso garantir uma excelente estrutura para que o colaborador seja capaz de entender as demandas da empresa e possa atuar da melhor forma.

Para garantir um ótimo onboarding, é necessário que sua empresa tome bastante cuidado para guiar o profissional na cultura profissional da empresa, nas particularidades dela e auxiliar na socialização do colaborador. Com esses pontos, pode-se obter maiores chances do profissional compreender como se encaixar nas exigências do negócio e ter uma ótima experiência.

2. Promova um ambiente de trabalho saudável e equilibrado

Realizar um incentivo para criar um ambiente de trabalho saudável e bastante equilibrado é fundamental para que os colaboradores tenham a sensação de conforto quando precisarem se comunicar com colegas, permitindo a execução das suas funções normalmente. Além disso, um local de trabalho adequado promove maior produtividade e pode reduzir bastante a ocorrência de erros no que sua companhia faz.

Para fazer isso, é interessante realizar pesquisas de satisfação e ter atenção ao que ocorre no ambiente de trabalho para minimizar possíveis conflitos. Com essas duas práticas, pode-se checar o quanto os funcionários estão satisfeitos com o ambiente atual e realizar projeções de melhorias que merecem prioridade para a aplicação.

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3. Facilite o desenvolvimento e o crescimento profissional

Facilitar o desenvolvimento e o crescimento profissional de seu colaborador é essencial para que ele sinta que está aprimorando as habilidades dentro de sua empresa.

Uma boa forma de executar isso é fazer aplicações em treinamentos com ótima frequência para alinhar habilidades e pontos desejados pela companhia. Você também pode apostar no estudo das principais aptidões de seus profissionais e obter cursos que os permitam aperfeiçoar ao máximo esses talentos para que sejam utilizados posteriormente na empresa.

4. Estimule a comunicação aberta e o feedback constante

Por meio de uma comunicação aberta e feedbacks frequentes, os seus funcionários podem se sentir mais dispostos a interagir entre si e consultar a respeito do desenvolvimento de seu próprio trabalho. Esse contato tende a tornar a comunicação cada vez mais assertiva e proveitosa para diferentes setores.

Além disso, tanto a comunicação aberta como os feedbacks constantes ajudam a diminuir consideravelmente a quantidade de conflitos existentes no ambiente de trabalho. Consequentemente, a tendência é que o ambiente apresente maior leveza e agradabilidade ao longo do tempo.

5. Reconheça e valorize os esforços dos colaboradores

Reconhecer os colaboradores que se esforçam e valorizar seus feitos é uma excelente forma de melhorar o grau de satisfação e fazer com que o profissional se sinta confortável no ambiente, seja com um kit de natal para os funcionários ou outras ações. Esses pontos são importantes tanto para o employee experience como também para aumentar as chances do profissional conseguir aprimorar sua produtividade.

6. Proporcione uma experiência tecnológica fluida e eficiente

Proporcionar uma excelente experiência tecnológica com bastante fluidez e foco na eficiência são práticas muito importantes para melhorar a experiência profissional. Dessa forma, o colaborador pode executar uma quantidade bem maior de tarefas e, ao mesmo tempo, ser capaz de diminuir muito os erros cometidos nelas.

Consequentemente, o employee experience de uma empresa que aplica com cuidado as tecnologias mais adequadas para o trabalho de seus profissionais tende a ser cada vez melhor. Por meio disso, pode-se melhorar bastante tanto a taxa de produtividade como a retenção de mais talentos no negócio.

7. Alinhe os valores da empresa com os objetivos dos funcionários

Fazer um excelente alinhamento dos valores da empresa com os objetivos apresentados pelos funcionários é uma forma de atingir diretamente o grau de engajamento dos colaboradores. Assim, o employee experience pode apresentar uma tendência de melhora devido ao profissional conseguir enxergar mais motivos para executar as tarefas com qualidade na companhia.

Nota-se como o employee experience é um conceito fundamental para as companhias que desejam aprimorar a relação com os profissionais. Para isso, é preciso contar com as práticas de implementação da estratégia, principalmente as que utilizam a oferta de recompensas como forma de valorizar a atuação do profissional.

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Ter o auxílio do Kit Festa Seara pode ser a melhor escolha para aplicar a experiência do colaborador em sua empresa. Basta observar quais são as opções que oferecemos e valorizar os esforços de seus profissionais com refeições extremamente saborosas! Com todas as opções presentes no compilado de itens, certamente os colaboradores de seu negócio podem se surpreender com a qualidade da refeição que poderão montar no momento de comemoração, o que irá proporcionar a eles mais satisfação em fazer parte de sua companhia!