Postado 18 de outubro de 2024 em
Com a implementação do employer branding na empresa, há um leque de formas para fortalecer a imagem da marca e transmitir a mensagem de que ali é um local incrível para trabalhar.
Esta é uma estratégia que pode auxiliar as companhias a construírem uma imagem positiva para atrair talentos e mantê-los retidos por muito tempo, simultaneamente ao fato de que oferecem distintas oportunidades, como o crescimento na carreira.
A utilização da ferramenta fornece informações importantes para a empresa, como reputação no mercado enquanto empregadoras, grau de qualificação e quantidade de profissionais recrutados.
Fatores específicos como ambiente empresarial seguro, práticas saudáveis, ética, bom salário e flexibilidade, por exemplo, são considerados no momento de analisar a “marca do empregador”.
O employer branding é o conjunto de ferramentas e técnicas usadas para medir, analisar e construir uma imagem positiva da marca como local de trabalho agradável no mercado.
Estratégias são reforçadas para evidenciar o quão agradável é atuar em determinada empresa, tanto para conquistar colaboradores de qualidade, como para se tornar um destaque entre a concorrência.
Para manter a equipe com foco voltado ao trabalho e controlar a taxa de turnover, é preciso atuar com essa metodologia para aumentar as chances de chamar a atenção de profissionais qualificados, experientes que possuem expertise no segmento em que atuam.
Estes são fatores que fazem diferença para as companhias e podem auxiliar a prevenir falhas e aumentar os lucros gradualmente.
A técnica de employer branding é importante porque ajuda a chamar a atenção de talentos que tenham experiência no setor para sua empresa. O objetivo é tornar o processo de contratação menos desafiador e reduzir problemas relacionados às demissões em massa ou solicitações de licença frequentes.
Com uma equipe bem construída, a sua empresa pode se consolidar no mercado, pois todos sabem solucionar problemas com eficiência, organização, motivação e dedicação. Erros que antes eram cometidos com mais frequência, agora serão reduzidos, evitando retrabalhos e aumentando a produtividade e a entrega de metas e projetos dentro do prazo.
O employer branding pode ser fortalecido em sua companhia por meio de estratégias eficientes, que tendem a fazer a diferença na rotina empresarial. Planejamento e aprimoramento de metodologias auxiliam o time a seguir por um mesmo caminho e não cometer erros com frequência, como poderia acontecer com os colaboradores antigos.
Desenvolva uma cultura organizacional autêntica, positiva e sólida para incentivar os colaboradores a tomarem decisões e a inovarem. Em um ambiente de crescimento, a equipe se sente motivada a crescer, progredir na carreira com estudos e profissionalizações que agreguem ao currículo.
Nesta cultura, é essencial receber bem todos os novos integrantes com boas-vindas e apresentações. Isto pode fazer com que os funcionários se sintam acolhidos, percam a timidez e se sintam como se já fizessem parte da sua empresa há muitos anos.
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Os profissionais de RH devem ser instruídos a proporcionar uma boa experiência aos candidatos desde o primeiro contato nas entrevistas. Perguntas intrusivas devem ser deixadas de lado, para a equipe saber o que os candidatos sabem fazer e quais são os desejos de crescimento na carreira.
Questões inadequadas podem ser substituídas pelas seguintes sugestões: “como você se visualiza daqui a 5 anos?”, “quais são os seus objetivos, caso conquiste a oportunidade de emprego?”. Dessa forma, o time de RH tem uma visão aprimorada a respeito dos candidatos, o que procuram e se o perfil comportamental combina com o que a empresa precisa.
O plano de carreira é um programa que auxilia o colaborador a cumprir com os objetivos, crescer na profissão e ter a possibilidade de desenvolver habilidades fundamentais ao cargo.
O aprimoramento profissional proporciona para a equipe a sensação de segurança, estabilidade e a certeza de que o trabalho feito é reconhecido e recompensado com boas oportunidades, com planos de carreira que envolvem:
Um plano em linha é um dos mais comuns e antigos que existem, em que ocorre a promoção do colaborador por sua competência e organização. Em alguns casos, o profissional, por ter tempo de casa, também pode ser promovido para uma função específica, como a de gestão.
É importante promover um ambiente agradável, seguro e equilibrado para os seus funcionários realizarem um excelente trabalho. O employer branding exige das empresas mais atenção em relação a este aspecto, pois o intuito é assegurar que a equipe esteja tranquila para realizar as atividades solicitadas e as entregar em tempo hábil.
Quanto mais saudável for a empresa, maiores são as chances de os profissionais se sentirem felizes, engajados e motivados com a missão e o valor da companhia. Esta pode ser uma maneira de reduzir erros, mitigar falhas, controlar os pedidos de demissão e evitar que os colaboradores peçam afastamento.
Para isso, invista em um calendário de endomarketing e saiba quando planejar suas ações.
Valorizar a diversidade e a inclusão é fundamental, porque pode fazer a empresa ter aumento nos lucros e se tornar mais competitiva, pois atua com profissionais criativos, seguros, que sabem inovar, são mais engajados e colaboram pelo crescimento da marca.
Inclusive, você também pode chamar a atenção de novos talentos interessados em atuar na companhia, porque a cultura e a missão correspondem ao que eles procuram.
A inserção do employer branding é de grande importância nas empresas, porque, quando contratados, profissionais de etnias, gêneros, sexualidades, idades e religiões incentivam outras pessoas talentosas a seguir o mesmo caminho. Com menos dificuldades, você pode contratar profissionais qualificados, dedicados que amam o que fazem e gostam da sua empresa.
Para o employer branding ter sucesso, você precisa reforçar a comunicação interna e a transparência em todos os feedbacks. É muito comum que a equipe cometa erros, mas existem maneiras de lidar com as falhas, como comentários objetivos que demonstram o problema e como deve ser solucionado.
Todas as conversas devem ser feitas com a equipe reunida, para prevenir mal-entendidos e comentários divergentes do que foi dito. Com a implementação do employer branding, você tem chances maiores de tornar a cultura e a rotina da empresa ainda mais agradáveis e transparentes para todos.
Inclusive, você pode aproveitar as comunicações internas para planejar as mensagens de fim de ano para colaboradores.
Reconhecer o trabalho dos colaboradores demonstra que você observa o que é feito e está satisfeito com os resultados e desempenho do time. É possível valorizar a entrega de atividades e cumprimento de metas com recompensas, bonificações ou presentes especiais.
O reconhecimento pode vir, por exemplo, na confraternização de fim de ano, com uma premiação para todos.
Saboroso e composto por cortes nobres de carnes, o Kit Festa Seara é o presente ideal para entregar aos seus colaboradores em 2024. Perfeito para a ceia de final de ano, esta é uma cesta que pode ser personalizada com os itens que você desejar para surpreender a equipe.
Neste produto consta uma bolsa térmica de tamanho M ou G, para os funcionários colocarem bebidas e as manterem frescas por mais tempo. Com tamanha praticidade, por que não presentear o seu time com essa opção? Este é um item que pode também aumentar a motivação e o engajamento de todos, além de fazer sentir felicidade por trabalharem na sua empresa.
A implementação do employer branding pode auxiliar na retenção de talentos, no crescimento e fortalecimento da marca. Presenteie os seus colaboradores com o Kit Festa Seara e valorize o seu time com produtos de alta qualidade, selecionados por você!