Uva-passa no Natal: entenda a tradição

Bolo de maçã e canela com passas

A uva-passa no Natal é um dos alimentos mais lembrados na festa de fim de ano. Muitos se questionam sobre a sua tradição devido à sua presença na maioria dos pratos servidos na ceia natalina e amplamente presente na mesa de muitas famílias. 

De fato, esse é um dos ingredientes mais polêmicos das receitas natalinas; no entanto, ele é mais que um elemento para acrescentar um sabor adocicado às receitas, simbolizando prosperidade e fartura.

Presente na dieta de milhares de indivíduos há milênios, o uso da uva-passa em alimentos salgados não é de origem brasileira, embora seja amplamente utilizada em variadas receitas no Brasil. Entenda a tradição da uva-passa no Natal!

Qual é a origem da uva-passa nas festas de fim de ano?

De acordo com Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Centro Universitário Senac, a fruta se destacou ainda na antiguidade na dieta dos povos hebreus, egípcios, árabes, gregos, mesopotâmicos e romanos. 

Em períodos de baixa temperatura, as comunidades da Roma Antiga celebravam a chegada do inverno no hemisfério norte, no “Natalis Solis Invicti”; assim, mantinham sementes guardadas e secavam as frutas. Na época, a uva era bastante associada à fartura, além de simbolicamente significar festividade.

Atualmente, a uva-passa no Natal carrega ainda mais significados místicos relacionados à fertilidade, prosperidade e fartura. Além disso, ela também traz uma série de benefícios por ser rica em fibras, concentração de açúcares naturais e vitaminas do complexo B. Atualmente, ela é servida em receitas de Natal, e a uva-passa no arroz é um dos pratos mais servidos.

Uva-passa no arroz: uma tradição que divide opiniões

A uva-passa no Natal, especialmente no arroz, é um debate popular entre as pessoas, tendo em vista que a combinação divide opiniões. Enquanto alguns acreditam que o ingrediente é indispensável para a mesa de Natal, outros a rejeitam, e os argumentos giram em torno, principalmente, da combinação de doce e salgado, que pode incomodar muitos paladares.

Por outro lado, outras pessoas não se incomodam com o sabor agridoce no arroz. Por este motivo, é possível ver em muitas ceias natalinas a presença do arroz comum e do arroz com uva-passa. É tradicional servir também o arroz à grega, que pode ou não levar o controverso ingrediente.

Pratos com uvas-passas no Natal que já viraram tradição

Muito além do arroz, há uma variedade de opções de receitas que você pode reproduzir para aproveitar a uva-passa no Natal. Essas receitas são especialmente ideais para famílias e indivíduos que não perdem a oportunidade de introduzir a famosa uva-passa em suas receitas, para um jantar de Natal perfeito e saboroso. Confira as melhores dicas de receitas para implementar a uva-passa no Natal:

Salpicão

O salpicão é uma receita indispensável em festas de fim de ano, como o Natal ou o Ano Novo. Para preparar, comece cortando o presunto em cubos em uma tigela, o aipo em cubos, a cenoura ralada, a uva-passa, o milho, o sal, a pimenta e as nozes. Misture a maionese e o iogurte natural em outra tigela e leve até a mistura com presunto.

Leve à geladeira por ao menos 20 minutos após mexer bem e cobrir com plástico filme. Retire da geladeira e misture com a batata palha apenas na hora de servir. O ideal é servir a receita fria.

Veja também: como dobrar guardanapo de pano para a mesa posta!

Arroz à grega

Para o preparo, refogue o pimentão e a cebola com o azeite até que a cebola ganhe uma aparência translúcida. Coloque o arroz, o presunto e o louro até que os grãos fiquem molhados de azeite. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino, coloque a água fervente e deixe cozinhar.

Após um tempo, deixe a panela tampada pela metade e espere a água secar. Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e tampe a panela para hidratar as passas. Leve para uma tigela e sirva.

Pernil de Natal com farofa natalina

O ideal é utilizar o pernil temperado com ervas e limão da Seara. Para prepará-lo, basta remover a embalagem externa e colocar para assar no saco assa fácil. Acomode o pernil cuidadosamente em uma assadeira e deixe assar por cerca de 3 horas. Se o saco não estiver aberto, abra e deixe assar por mais 30 minutos ou até dourar.

Para o preparo da farofa, preaqueça o forno a 200 °C e bata o pão em um processador até que forme uma farofa. Misture as azeitonas, as nozes, a cenoura, o alecrim e o tomilho em uma tigela. Coloque um pouco do azeite em uma assadeira, um pouco do pão, mais azeite, um pouco da mistura com as nozes, repita e finalize com pão e azeite.

Leve a assadeira ao forno por 30 minutos, mexa a farofa a cada 10 minutos, retire do forno, coloque as passas para finalizar, leve para uma tigela e já pode servir a farofa com outros acompanhamentos.

Leia mais: O que é Tender? Tudo sobre a proteína tradicional no Natal!

Mini panetone

Há quem diga que a uva-passa seja usada em pães desde antes da origem do panetone. Independentemente disso, acompanhe o modo de preparo do pão tradicional no Natal:

Dissolva o fermento biológico em uma tigela com água morna, misture a farinha de trigo até formar uma pasta, cubra com plástico filme. O ideal é deixar descansar por cerca de 30 minutos em um local com temperatura mais elevada. Após a pasta crescer, remova-a do local e misture a gema, o leite em pó, o açúcar e misture bem.

Junte a farinha até formar uma massa grossa, acrescente margarina e sove a massa até incorporar a margarina. Em uma bancada, adicione o sal, as raspas de limão, a essência de baunilha e sove a massa por 15 minutos. Modele uma bola, cubra com um pano limpo e deixe descansar por 40 minutos. Abra a massa, adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas e misture até incorporar.

Divida a massa nas formas de panetone, cubra com um pano e deixe descansar por 2 horas. Leve ao forno; lembre-se de deixá-lo preaquecido a 180 °C. Asse por 40 minutos, remova do forno, espete o panetone com um palito de bambu até a base de cada um dos panetones, apoie em um copo e deixe esfriar de cabeça para baixo.

Para a cobertura, em uma tigela, misture o suco de limão e de laranja com o açúcar, leve ao micro-ondas por 10 segundos, misture bem após retirar, cubra os panetones e deixe todos esfriarem.

Por que a uva-passa continua a ser uma tradição no Natal?

A uva-passa no Natal é mais que um simples ingrediente; a fruta seca simboliza renovação, longevidade, prosperidade e fartura. Em geral, ela representa também transformação e renovação, por isso, é bastante consumida no fim do ano.

O ingrediente é bastante benéfico para a saúde por ser rico em fibras, vitaminas, minerais e frutose, que auxiliam no funcionamento do intestino, previnem doenças como enfermidades cardíacas e também contribuem para o fortalecimento imunológico.

Dicas de como usar a uva-passa nas suas receitas de Natal

A uva-passa é um ingrediente versátil e pode combinar com uma variedade de receitas. Um dos principais é a uva-passa no arroz, que normalmente é adicionada ao arroz à grega, um prato muito saboroso.

Além disso, também é possível adicionar ao salpicão, farofa, pudim de leite, panetone, biscoitos, recheios e diversos outros pratos que podem facilmente combinar para servir uma ceia de Natal especial para amigos e familiares.

Conte com o Kit Festa Seara e deixe suas refeições mais especiais!

Com o Kit Festa Seara, você pode transformar as suas refeições, tornando-as ainda mais especiais. A melhor parte são as opções variadas que podem conter o tradicional peru, com uma variedade de acompanhamentos e até mesmo sobremesa. Para quem prefere o Fiesta ou outro substituto do peru, existem kits com várias opções.

A uva-passa no Natal é tradicionalmente servida no jantar e pode estar presente em uma variedade de pratos além do arroz à grega, salpicão, mini panetone e na farofa. Confira nosso conteúdo e descubra o que servir na ceia de Natal!